esquizoativo

o hipocalipse das máquinas desejantes, o golem antiartístico, o ócio e a fofoca por mateus potumati

tobin sprout novembro 18, 2007

Filed under: exhibitions,exposições,música,reviews — Mateus Potumati @ 7:06 am
Tags: , , , ,

flyer da exposição de mr. sprout

ontem nós fomos ver a exposição dos quadros dele numa galeriazinha no centro de chicago. pra quem não sabe, ou não lembra, tobin sprout foi guitarrista e vocalista do guided by voices, um dos maiores nomes na história do indie rock. sempre discreto, sprout acabou deixando a maior parte da fama para o robert pollard, líder e principal compositor do GBV, mas sua participação na banda foi essencial, seja como compositor ou como engenheiro de som. sem seu famoso gravador de 4 canais, hordas de fanáticos por lo-fi teriam hoje um grande vazio em sua coleção. fora o GBV, ele também montou o airport 5 (com pollard) e lançou belos discos solo.

paralelamente à carreira musical, sprout construiu uma respeitada reputação como designer e artista plástico, que é o seu ganha-pão hoje em dia. a exposição teve um bom público, e pelo que vi só eu e a jana conhecíamos o tobin sprout músico (quando falei para uma das diretoras da galeria que ele teve uma banda de rock, ela ficou ligeiramente envergonhada por ignorar o fato). os quadros dele são bem legais, algo entre mark ryden e ralph bakshi com rotoshop, e caros (pelo menos para os meus padrões: os mais baratos saem por US$ 500, mas a média ficava nos US$ 3.000, alguns passando de US$ 7.000).

tobin-sprout-016.jpg

para nossa surpresa, ele estava por lá, e é claro que a gente alugou o tiozinho. não deu pra conversar muito tempo, porque não tem nada mais mala do que monopolizar artista nessas ocasiões, mas nos nossos 10 minutos de papo fiquei sabendo que, antes de seus quadros engrenarem, ele trabalhou como carpinteiro, e que “talvez” o airport 5 faça shows em 2008. cara gente boa, muito simples, jeans e all star devidamente surrados, longe de qualquer estereótipo de artista. para dois londrinenses, ainda, é impossível falar de GBV e não lembrar de grenade. aí, claro, mencionamos a banda “de uns amigos nossos, grandemente influenciada por eles”. ele ficou interessado com a descrição e perguntou se “eles não vão tocar na região”. aí, rodrigo guedes, demorou pra armar uma turnezinha aqui pelo midwest.

tobin-sprout-020_blog.jpg

tobin-sprout-019_blog.jpg

com o show do robert pollard no final do mês, novembro já é o mês do revival guided by voices.

 

8 Responses to “tobin sprout”

  1. Janinha Says:

    vou dizer o que depois disso?

    agora é só no countdown pra ver o robert pollard😀

  2. Zscjska Says:

    Putz meu…o Pollard ! ! ! estive na exposição e justamente quando ele acabou de sair do recinto é que fiquei sabendo…adorei s/ pinturas.. mas o cara é bom tbém na música ” Suicide Now ” ..valeu…Pollard..

  3. rodrigones Says:

    hey meu. tambem tenho um brogg agora. mas nao sou o mais broggero. tenho broggado. sei la.
    o teu ta linkado no meu. entao linka o meu no teu. sem viadage.
    abraçao

    r.

  4. Mateus Potumati Says:

    tá linkado, xeroso.
    o troca-troca é justo, foda é quando só um linka e na hora de ser linkado o outro vaza.

  5. Mateus Potumati Says:

    ae, cszjska, eu vi você por lá, mas nem tive a moral de chegar perto porque você é muita areia pro meu caminhãozinho. mas tá ligado que nóis é intrínseco.

  6. Ai, saudade de vocês, seus miserávi…rs

    Já pensou Grenade por aí!
    bjs

  7. alexandreboide Says:

    Muito bem. Mas certamente eu não sou o único aqui a achar que já passou da hora de você fazer uma visitinha a Abe Froman, “o rei da salsicha de Chicago”.

  8. Zscjska Says:

    Sua dedicatória no livro ” paraíso da fumaça” do Pedro Paulo, é coisa de insandecido…hauhuahauha…..mas pela intrinsicalidade nossa…é que eu rio assim….hehehe…


Deixe uma resposta

