esquizoativo

o hipocalipse das máquinas desejantes, o golem antiartístico, o ócio e a fofoca por mateus potumati

receita aborígene anti-ronco janeiro 26, 2008

Filed under: música,notícias,saúde — Mateus Potumati @ 8:11 am
Tags: , ,

didgeridoo.jpg

uma vez, muitos anos atrás, uns primos que moram na austrália mandaram um pacotão com coisas típicas daquele país pra gente. uma dessas coisas era um tubo colorido que nós assoprávamos, produzindo um som espacial, primitivo e robótico ao mesmo tempo, mais ou menos como um berimbau bem grave e com distorção natural. foi divertido no começo, especialmente porque a gente podia fazer coisas com a voz dentro dele, mas o instrumento não oferecia lá muitas variações e a gente acabou enjoando.

tinha até esquecido da existência dele, até que uns dias atrás eu trombei com o didgeridoo de novo, via crickets. esta loja aqui em los angeles está vendendo o tubo como solução para ronco e apnéia do sono. pode soar picaretagem no começo, mas a terapia é recomendada por órgãos conceituados, como o british medical journal, o discovery channel e a revista men’s health. o princípio é simples: soprar o instrumento alguns minutos diariamente exercita as vias aéreas superiores, que no caso dos serradores de lenha noturnos são flácidas e praticamente se fecham durante o sono, criando aquele barulho traumático a tantos companheiros de cama ao redor do mundo. talento musical é o de menos, porque o didgeridoo é simples de tocar (é só um cano onde você assopra, sem escalas nem nada), o que amplia a terapia a basicamente todo mundo que tenha uma boca.

o som pode encher meio o saco uma hora ou outra, mas tocar o instrumento sozinho, em silêncio, também vale como meditação e relaxamento se a pessoa entrar na onda.

selecionei dois vídeos no youtube com o didgeridoo. o primeiro é um aborígene tocando da forma tradicional. o segundo é um músico australiano chamado jono callow, que adaptou o instrumento a uma bateria e criou umas batidas bem classe.

 

2 Responses to “receita aborígene anti-ronco”

  1. […] post by esquizoativo Share and Enjoy: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and […]

  2. Szcjskã Says:

    Huahauha….. quem vai adorar esse trofego anti-ronco, se funcionar, claro, vão ser os vizinhos de quarto de uma tal de Rosinha Tatá que ao roncar, balança o quareirão!!! Um dia, meu, não conseguia dormir, que fiz : resolvi gravar a fera em excercise noturno.Vixe! Foi muito animal o barulho….e qdo mostrei a ela seu próprio ronco, ela disse! Ah, seu bobo isso é barulho de boi vai!!!! hauhauahuahuaha


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s