esquizoativo

o hipocalipse das máquinas desejantes, o golem antiartístico, o ócio e a fofoca por mateus potumati

Bandas do SXSW #1: Dokkebi Q março 1, 2008

Filed under: festivais,música,reviews — Mateus Potumati @ 9:55 am
Tags: ,

daqui pra frente o clima do esquizo é de aquecimento para o SXSW. a partir de hoje, vou lançar por aqui algumas das bandas que planejo pegar no festival. nem sempre vai ser possível ver os shows (1500 bandas em 5 dias, não tem como ver tudo), mas pelo menos fica aqui o registro pra quem quiser correr atrás e tal.

* * *

 

para começar, escolhi o Dokkebi Q, duo death-dub ainu-coreano-londrino. entendeu alguma coisa? pois é, o Dokkebi Q, para usar dois termos bem surrados, é um grande mashup globalizado. formado pelo casal de irmãos (“We ain’t couple! bro&sis band,The Yellow Stripes!!”, eles avisam no Myspace) Kiki Hitomi e gorgonn, o duo é provavelmente a primeira expressão internacional da música pop ainu (se alguém souber de outra, por favor me conte – ou não). os ainus, por sua vez, são um povo indígena que habita o norte do Japão, segundo alguns antes mesmo que o futuro povo japonês se instalasse no arquipélago. com a pele mais escura do que a dos japoneses em geral, cultura e dialeto próprios, os ainus ficaram historicamente marginalizados do processo de desenvolvimento do Japão, sofrendo discriminação por séculos.

além do Japão, Hitomi e gorgonn moraram na Coréia – “dokkebi” é um ser da mitologia coreana com uma queda por encrenca e que tem o poder de se transmutar em fogo – e depois se radicaram em Londres, onde, segundo eles, “descobriram um entendimento e apreciação mútua pela ‘música negra rebelde’ “. ali, começaram a experimentar com electro, punk e dub, chegando a um som pelo qual é impossível passar desapercebido. as músicas do Dokkebi Q têm a atmosfera chapada do dub, distorcida por timbres pós-punk e embalada em batidas electro aceleradas, com um groove maluco, quebrado, ao mesmo tempo pop e experimental, e vocais que variam entre a cadência do reggae, o confronto do punk e alguma coisa selvagem e indizível no meio disso tudo. soa às vezes como uma jam entre king tubby, atari teenage riot, miss kittin e dizzee rascal, mas com uma sonoridade fresca, que fico muito tentado a descrever como o tal elemento tribal ainu. deixando de lado a etnomusicologia de poltrona, me contento em afirmar que o resultado é tão bastardo e futurista que faz a M.I.A. parecer uma inglesinha saída de um romance de Jane Austen (ok, a M.I.A. não merece essa, mas foi só pra ilustrar a metáfora).

minha conta no wordpress não me permite subir mp3 para este espaço (se alguém aí quiser me oferecer hospedagem decente, não se acanhe), mas o Myspace deles tá na mão: http://www.myspace.com/kikihitomi

os vídeos deles no Youtube não são tão legais quanto as músicas no myspace, mas vale a pena conferir.

os dois mais loucos pra mim são esses:

 

 

 

 

é isso aí, segue o baile.

 

One Response to “Bandas do SXSW #1: Dokkebi Q”

  1. Szcjskã Says:

    Dokkebi ? Dokkebaaaaaaaaaaaaço!!!!!!!!!!! a japinha mandou bem no visual !!!! além do som muito bom …. se eu tiver em Houston por ocasião do lançamento da missão espacial conjunta : EUA x Iraque (queremos paz!) estarei no evento….não é longe! dá pra ir de metrô e desce na estação São Joaquim estarei sem dúvidas no SXSW , me aguardem…Zscjskã


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s