esquizoativo

o hipocalipse das máquinas desejantes, o golem antiartístico, o ócio e a fofoca por mateus potumati

espíritos zombeteiros março 8, 2008

Filed under: notícias,reviews — Mateus Potumati @ 4:56 pm
Tags: , , , ,

esquizofrenia_ativa.jpg

 

*  *  *

 

Pra quem não sabe, eu costumava tocar bateria numa banda chamada Espíritos Zombeteiros. Eu, meu irmão Pedro, o Gugão e o Jean formamos ela em 2000, em Londrina. Naquela época havia um bom número de bandas legais na cidade, como Os Picaretas, Vermes do Limbo, The Cherry Bomb, Pedra de Toque/Gisele Almeida, Grenade, Estilhaço, Subtera, Búfalos D’Água e outras. Foram anos ducaralho: a gente tocava direto em festas na casa da galera (hoje parece que isso não existe mais por lá, como o Xeroso contou aqui) ou em empreitadas malucas de gente como eu, o grande Rafael Moralez e o Marcelo Domingues, que hoje faz o respeitado Demo Sul. Algumas dessas bandas ainda estão na ativa, outras acabaram, outras mudaram de cidade.

Quanto ao Zombeteiros, nós entramos numa fase esquisita a partir de 2003: ao mesmo tempo em que a possibilidades cresciam, a banda estava instável. Teve a saída turbulenta do Jean, que apesar de resultar na entrada do Gustavo, meu outro irmão, um puta instrumentista e pau-pra-toda-obra, foi um balde d’água fria. Além disso, a gente era uma banda que morava e fazia tudo junto, mas num esquema mais Butthole Surfers do que Fugazi. Ou seja, éramos mais um bando de porras-loucas do que um grupo organizado de conduta espartana (esse papel era mais do Subtera, que aliás morava a umas quadras dali). A produtividade caía, o desgaste aumentava. Com o tempo, as desvantagens de morar junto começaram a superar as vantagens. E, claro, tinha toda a dificuldade de se morar em Londrina, uma cidade tão estilosa quanto economicamente estagnada, sem emprego nem dinheiro. Depois, o Gugão passou uns meses na Europa e, no ano seguinte, eu me mudei para São Paulo. O Pedro montou o Dizzaster, o Gugão se concentrou na parceria com a Poka, mulher dele, e o Gustavo mergulhou no trabalho de estúdio e de sonorização. Finalmente, em agosto do ano passado, eu me mudei pra Chicago. Pra muita gente, a banda tinha acabado, mas era uma coisa tão difícil de admitir que eu costumava usar termos como “hibernação”, “criogenia”, “animação suspensa”.

Bom, o fato é que, de uns meses pra cá, os caras puseram a banda nos trilhos novamente. Agora ensaiando com o Léo no meu lugar (fã da banda e baterista incrível), eles finalmente lançaram nosso disco e voltaram a tocar. Fizeram o Grito Rock e o Goiânia Noise em 2007 e estão trabalhando em um monte de idéias novas. O Pedro, com a ajuda fundamental do Kiko (batera do Dizzaster), montou um Myspace novo, bonitão. O link é este aqui, e a partir de agora ele vai ficar ali do lado. O Rodrigo Grota, cineasta londrinense, tem subido vídeos novos nossos para o Youtube, também. Este aí é o clipe de “Corpo Fechado”:

*  *  *

 

E finalmente, depois de 8 anos, os zombetas têm um dos itens mais básicos de uma banda: a camiseta.

espiritos-zombeteiros-layout.jpg

*  *  *

O design é o mesmo da capa do disco e foi executado com maestria pelo Marcio Yuji, a partir de uma idéia antiga nossa.

Essas camisetas estão à venda, avulsas ou em pacote junto com o disco.

Quem se interessar, é só mandar falar com o Pedro pelo email pedropotumati@gmail.com

Torço pra cacete por vocês aí, irmãos. Toda a sorte do mundo.

 

10 Responses to “espíritos zombeteiros”

  1. bamboo Says:

    Zombeteiros!!!!!

  2. Rafa Says:

    Mateus

    Fiz uma prapaganda da sua nova fase zomberta lá no meu brog, dá uma olhada e bota reparo na coisa!!

    Zombeta forévis véi!!

    Bons tempos… …realmente dias fantásticos!!

    Rock, sujeira, sexo e umas paçoquinha de vez em quando!

    Abraço

    Rafa

  3. grota Says:

    cara, vou subir aquele show inteiro!!!!

  4. disco dos caras, completo, excelente qualidade, pra baixar: http://sharebee.com/d8ddd1e5

  5. Szcjskã Says:

    véio , lembro de tudo isso aí….tenho até um VHS gravado.Foi num domingo no Zerão em 2002, qdo os Zombeteiros estavam tocando e o Marcão Careca estava fazendo uma matéria ali por perto e de repente foi “atraído” pelo som dos Zombeteiros e gravou uns momentos inéditos da banda Tenho guardado comigo isso aê……

  6. Szcjskã Says:

    véio , lembro de tudo isso aí….tenho até um VHS gravado.Foi num domingo no Zerão em 2002, qdo os Zombeteiros estavam tocando e o Marcão Careca estava fazendo uma matéria ali por perto e de repente foi “atraído” pelo som dos Zombeteiros e gravou uns momentos inéditos da banda Tenho guardado comigo isso aê……

  7. poly Says:

    muitos lindos esses bebes ^^

  8. NUNCA TINHA VISTO ANTES ISSO NA MINHA VIDA

  9. vitokjhikujhmh,i.opK`PIÇO:l.kuj h

  10. ATILA Says:

    Adorei a camisa kkkkkk se o pessoal da igreja da minha mãe vê isso mandar te exorcisar kkkkkkk abraços.


Deixe uma resposta

